Transição capilar é aquele período em que você abandona os produtos químicos para modificar a estrutura dos fios de seu cabelo e o retorno ao seu cabelo natural, sem químicas. Muitas mulheres já decidiram que querem fazer as pazes com seu cabelo natural, mas só de pensar em passar meses com metade do cabelo com uma textura e a outra metade com outras, a maioria desiste especialmente pela necessidade de cuidados muito específicos. Mas, saibam: NO FINAL, VAI VALER A PENA!
Pensando nisso muitas meninas já descobriram as lace wigs, conhecidas popularmente como perucas, para auxiliar o processo de transição. E elas podem ser uma excelente opção. Mas, a gente tem que estar atenta a alguns detalhes ou em vez de ajudar, ela pode atrapalhar sua transição.
Primeiro eu vou dizer: não estou mais em transição.
Eu passei por transição a uns 6 anos atrás. Tive o apoio de tranças. Usei tranças por cerca de 2 anos. E cada vez que eu tirava a trança, eu cortava uma parte alisada do cabelo. Minha transição não foi por motivação política, foi por necessidade mesmo! Meu cabelo estava ralo, vivia caindo. Eu tinha uma relação ruim com meu cabelo. Uma relação que eu não gostava na verdade.
Então, estou dando estas dicas como alguém que já passou por transição e que usa laces hoje como uma alternativa para mudar, que coisa que eu amo!
Vamos as dicas:
1. Evite costurar a lace na sua cabeça. Se você pretende usar seu cabelo natural, você precisa cuidar dele. Se você costurar, terá muito mais trabalho para cuidar dele.
2. Evite usar uma lace muito diferente do seu cabelo. Imagina só: você está se adaptando a uma nova estética. Você precisa se acostumar com seu cabelo crespo e resolve usar uma lace lisa e comprida! Você nunca vai acostumar seu rosto com este visual! Quanto mais parecido com seu cabelo, melhor! Curta e cacheada é ideal.
3. Evite colar a lace na sua cabeça. Quando você cola, por mais cuidado que tenha, na hora de remover a cola, você acaba danificando os fios da frente. Lembre que eles estarão bem frágeis, então a tração na hora de tirar pode danificá-los.
4. Evite usar os pentes da lace para fixá-la na sua cabeça: A tração dos pentes todo dia no mesmo lugar quebra os cabelos. Use elastic band! Prometo fazer um vídeo ensinando, mas há muitos vídeos legais na internet ensinando.
5. Vá aumentando o tempo que você fica sem lace. Você precisa se ver e acostumar com seu cabelo. Então fique sem lace em casa, vá malhar sem lace... Enfim, se olhe, se admire, se ame!
Lembrem-se que cada experiência é única. O que funciona pra mim, pode não ser igual para vocês.
Se tiverem mais dicas, podem comentar aqui.
Se quiser ver um vídeo sobre este tema, conheça nosso canal no link abaixo!