No México/2016. Encontrei uma amiga, mas fui sozinha.
Conheci os painéis do Diego Rivera
Viajar sozinha pode parecer um pouco assustador, para quem nunca fez. A gente sabe que o machismo e o monte de casos de violência podem ser intimidadores, mas se organizar direitinho, você pode se divertir e muito! Além do que, após terminar a viagem, você vai ver como isso pode ser empoderador e reforçar seu contato com uma parte de si mesma que você ainda nem deve conhecer. O machismo não vai deixar de existir amanhã e enquanto combatemos ele temos que continuar nossas vidas, né?
Eu já viajei sozinha algumas vezes, inclusive para países muçulmanos - meu relato sobre minha viagem para o Marrocos está aqui - e posso dizer: vale a pena! O que são necessários são alguns cuidados a mais e tudo vai dar certo!
Viagem sozinha para Colônia/2016, na Alemanha
1. Planeje com antecedência
Se a a grana está pouca, compre as passagens antes. Não esqueça que as milhas podem ser uma excelente opção. Para viagens no Brasil, se você tiver até 29 anos e sua família estiver na faixa de renda prevista no programa, você pode se beneficiar com o ID Jovem. Neste link você encontra informações.
O mesmo vale para hospedagem. Os melhores hostels enchem logo. Se a sua opção é o couchsurfing, quanto antes você pedir, mais chance tem de arrumar alguém bacana. Aqui eu falo sobre couchsurfing.
Já fiz um post com dicas para economizar em viagens. Você encontra ele neste link. Outra dica é procurar saber se a época que você se planejou, é alta temporada para aquele destino. Se for, o planejamento com antecedência é ainda mais importante.
Um vez com passagens e hospedagem decididos, faça uma planilha com os detalhes e imprima todos os comprovantes de pagamento. Qualquer desorganização da empresa aérea ou hospedagem, você tem como provar.
Também guarde uma cópia deles em nuvem e envie para alguém de confiança.
Em Havana/2014, fui sozinha mas fiz uma amiga. Ela me recebeu em sua casa em 2016
2. Garanta que sua estadia será em um local seguro
O melhor jeito de saber se sua hospedagem é segura é lendo relatos de quem já se hospedou por lá, especialmente de mulheres. Sites como o Trip Advisor e o Hostel World
oferecem opções de hotéis e hostels e mostram as avaliações e relatos de hóspedes. Tenha certeza que há armários disponíveis para você trancar seus itens pessoais. Somos mais visadas quando estamos sozinhas. Na dúvida, leve seu próprio cadeado. Nem precisa dizer que malas e mochilas devem estar com cadeado também.
Lembre-se de descobrir como chegar em sua hospedagem antes de sair da sua casa. Use o Google Maps, ou mande um email para o hostel.
3. Não esqueça seus documentos
Saiba com antecedência quais são os documentos necessários para o destino escolhido. Passaporte, visto, cartão de vacina...
Lembre-se que algumas vacinas devem ser tomadas com um tempo de antecedência. Não deixe para última hora. Estas são informações que você consegue na internet.
É importante também sempre andar com seus documentos, se possível em uma "doleira" (aquela bolsinha que fica presa ao seu corpo, por dentro da roupa). Tenha uma cópia autenticada e outra na nuvem (DropBix ou Googledocs são os que eu uso)
4. Consulte a previsão do tempo
Consulte a previsão do tempo do seu destino. É uma dica importante para que você possa organizar sua mala e seu roteiro com antecedência. Nada pior do que planejar ir à praia e chegar lá e dar de cara com chuva. Isso vai te ajudar a organizar uma mala mais compacta.
Eu de novo sozinha em Madrid/2016
5. Organize um roteiro
Uma das piores coisas é perder tempo toda a manhã organizando cada coisa que vai fazer. Consulte com antecedência as principais atrações do destino. Tente usar um mapa para prever o que dá para fazer a pé. Lembre de levar em conta se o roteiro é turístico e se há movimento de pessoas para você fazer este roteiro com tranquilidade, sem se sentir ameaçada.
Uma dica é instalar o aplicativo Google Trips. Através dele, você consegue descobrir o que há por perto de sua hospedagem e fazer roteiros baseados no seu tempo disponível. Você também vê avaliações das atrações e se certifica de preços e a segurança do local.
Viagem para Londres/2016 sozinha! Fotinho com pau de selfie (que não pode faltar na mala)
Compartilhe com alguém de confiança este roteiro. Mantenha esta pessoa informada nas mudanças de planos ou se você arrumou uma companhia, como um crush (tomara!), por exemplo.
6. Tente levar o mínimo de coisas possível
Abra mão de coisas que você não vai usar. Sério! Nada de levar uma mala enorme porque você não vai ter pessoas para te ajudar a carregar.
Então, faça uma lista do que é fundamental, inclusive de medicamentos que você costuma usar. Saber o clima com antecedência vai te ajudar nesta missão.
Lembre-se: quanto menor a mala, mais fácil para guardá-la em hostels ou também de ocupar menos espaço na casa de quem te hospeda.
Na Cracóvia/2015, na Polônia, eu pedi para uma mina tirar uma foto do meu look "estou com frio". Sempre peço para mulheres fazerem minhas fotos quando estou sozinha. Como vocês podem ver no meu look, nada combina com nada, levei pouca roupa!
7. Tenha em mãos telefones úteis
Telefones da embaixada brasileira daquele local ou da polícia turística, em casos de viagens internacionais, devem estar em mãos. Também tenha o telefone e o endereço de onde você está hospedada. Anote em um papel e salve na nuvem também. Nada de confiar no celular. Se ele for roubado ou acabar a bateria, você fica na mão.
8. Administre bem seu dinheiro
É terrível ficar sem grana nos últimos dias, então cuidado para não ficar na mão. Se está com pouco dinheiro, vá em um mercado próximo e compre coisas para cozinhar. Faça roteiros a pé, se possível.
Para viagens internacionais, lembre que alguns cartões de crédito precisam de desbloqueio.
Não esqueça de verificar a moeda do local de destino e faça câmbio de alguns dólares ainda no Brasil. Nunca sabemos como é o câmbio em aeroportos. Existe também a opção de adquirir cartões pré-pagos. Verifique isso com antecedência.
Mais uma vez: lembre de levar a doleira e dividir seu dinheiro. Nunca coloque tudo que você tem em um lugar só. Já fui roubada e me levaram até os cartões de crédito. Ou seja: não viajo com tudo concentrado em um lugar só, muito menos na mochila!
9. Saiba algumas palavras do idioma local
Se o seu destino for internacional, anote e treine palavras importantes para se virar por lá. Perguntar como pegar ônibus, táxi, pedir informação em geral é fundamental quando você viaja sozinha. Se for ficar mais de uma semana, vale a pena comprar um dicionário de viagem.
10. APROVEITE!
O machismo é preocupante, mas não pode nos privar de levar uma vida normal. Estamos cada dia conquistando mais espaços, então vamos ter que aprender a administrar nossas conquistas.
Leve um livro, a música que você curte, uma máquina de tirar fotos (ou celular com pau de selfie) e aproveite. Nada de neuras. Com os cuidados acima você pode ter uma viagem segura e inesquecível.