Perfil lindo de uma mulher que se auto intitula "Mulher Preta empoderada". A gente descobre o porquê quando vê o perfil dela no Instagram. O perfil é cheio de fotos inspiradoras suas, de suas clientes e dos produtos que ela comercializa. Recentemente, ela fez um ensaio com algumas peças e turbantes que ela vende. Ficou um luxo!
5. TURBANTE.SE
Este perfil é capitaneado pela Taís Muniz. Ela é uma baiana de Feira de Santana, radicada em Salvador. Sua apresentação em seu site até tira o fôlego: "é designer, diretora criativa & estratégica de projetos ligados a design, arte, cultura, moda e comportamento, com experiência em produção executiva, direção de arte e gestão de conteúdo para revista, tv, web e outros impressos. Entusiasta da cultura de rua, é amante de movimentos periféricos e independentes por considerá-los fonte de inovação genuína e inspiração." UFA!
A gente tem que acompanhar, né?
6. CELYNHA MOREIRA
Conheci a Celynha nos grupos de turbantadas por aí. Ela postava tanta foto maravilhosa que corri atrás de acompanhar. Ela é lindíssima, faz produções arrasantes e amarrações inspiradoras. De bônus, ela ainda posta fotos com a bela Letícia, sua filha.
7. LOO NASCIMENTO
A baiana Loo Nascimento é aquele tipo de pessoa que a gente nem tem vontade de falar nada, porque a imagem dela fala por si só. Ela é fundadora da Dresscoração (2012), junto com a também maravilhosa Luma Nascimento (sua irmã). O perfil dela é cheio de cores e inspirações para quem ama turbante, inclusive com estampas exclusivas de sua marca. É pra morrer de amor.
@loo_ana
8. NEGRA ROSA
A Rosangela foi a primeira blogueira negra que comecei a acompanhar, então tenho todo um carinho pelos canais dela.
Acho que ela é objetiva, vai direto ao ponto e não faz mistério. Dá dicas de verdade! Sobre os turbantes, o mais legal é que ela experimenta as amarrações das outras blogueiras e dá os créditos a quem a ensinou. Além disso ela é super ousada, tem sempre algo novo pra mostrar. Seguir a Rosa é se surpreender sempre!
@rosanegrarosa
9. CENTRAL DAS DIVAS
Olha eu! A Central das Divas surgiu da fome com a vontade de comer! Usando turbante desde muito cedo por motivos religiosos, quando comecei a tomar consciência da minha negritude e entendi como mulher negra, percebi o papel que o turbante tinha na minha vida e que podia ter na vida de outras mulheres. Como professora, pesquisadora da área de educação e militante eu compreendi que a estética também é um importante espaço de resgate para as mulheres negras.
Eram tantas amigas que pediam conselhos sobre como usar turbante, qual o tecido mais apropriado, os significados.... que acabei criando a página no Facebook, vendendo desde turbantes a acessórios que dialoguem com a estética afro-diaspórica, além de promover Oficinas de turbantes.
A venda sempre foi realizada em feiras ou no boca a boca. No mês de novembro de 2015, vamos lançar uma loja on-line com acessórios e turbantes garimpados em diferentes países. Algumas de nossas peças são originárias do Marrocos, Tunísia, Mali, Cuba entre outros. Mesmo morando um ano na Alemanha, aproveitei para garimpar um monte de coisas exclusivas que vão fortalecer a Central das Divas.
Vai rolar um sorteio lindo para quem curte e acompanha a página. Fiquem atentas!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sei que tem um monte de outros perfis baphônicos, com pretas maravilhosas e arrasantes com seus turbantes Esta lista seria infinita... E isso é que alegra. Saber que estamos ocupando mais lugares a partir das nossas necessidades sendo elas políticas, econômicas ou culturais me deixa feliz. Sigamos!!!