5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O USO DE WIGS!


Se você está lendo esse texto é porque está curiosa sobre um buxixo que parece novo: o uso de wigs no Brasil. 


A super cabeleira da Tais é wig

A história das wig não é tão nova quanto parece. Nos Estados Unidos, as wigs já são usadas há muitos anos. Quem não se lembra da personagem Rochelle (Tichina Arnold) em "Todo Mundo Odeia o Chris"? Apesar do seriado ser exibido entre 2005 e 2009, Rochelle era um personagem que vivia no subúrbio americano na década de 1980 e já usava as wigs!


Tichina Arnold em "Todo Mundo Odeia o Chris"

Na ficção, outro personagem marcante (E mais que MARAVILHOSO) que usa wig   é a advogada e protagonista da série How to Get away With MurderAnnalise Keating . Como não morrer de amor com o estilo elegante da Annalise, sempre com penteados exclusivos?  Sim! São wigs!


A lista na vida real vai desde a Beyoncé, Rihanna, Naomi Campbel, Nicki Minaj, Oprah Winfrey... A lista é enorme. 

Agora, parece que as wigs estão se popularizando no Brasil. O uso de wigs por pretas famosas - Taís Araújo e Ludmilla estão arrasando - e o aumento do poder aquisitivo das mulheres pretas parece estar contribuindo para a popularização de mais uma possibilidade estética. 

Confesso que demorei a me render, mas não resisti! Devo assumir que eu tinha um pouco de preconceito, medo e até desinformação sobre o tema.

Divas famosas usando diferentes Wigs

Depois de pesquisar, entender e descobrir que as wigs podem ser mais uma acessório para exaltar nossa beleza, resolvi escrever esta postagem para ajudar a desmistificar o uso das laces.
Vamos lá?


1. "Uma mulher wig porque não gosta do seu cabelo natural!"

Esta análise é um tanto quanto superficial e preconceituosa!

Em primeiro lugar, precisamos deixar de lado a pressão que exercemos sobre mulheres que não se sentem a vontade para usarem seu cabelo natural. Sim, existem mulheres que não gostam de seus cabelos naturais e que não querem problematizar isso. A gente sabe que o padrão estético é muito cruel com as mulheres, especialmente com as negras. Mas, aumentar a pressão sobre elas não vai ajudar. Afinal de contas, o peso de não aceitar seu cabelo natural já é grande demais. Não cabe a nós julga-las ou exigir postura que corresponda o que NÓS achamos correto e no momento que achamos adequado.  Esse é um assunto muito delicado e tem que ser tratado com mais amor entre nós.

E além disso o uso das wigs envolvem muitas outras questões. Há mulheres que usam wigs por sofrerem de doenças que prejudicam o crescimento dos cabelos ou provocam sua queda. É muito comum entre mulheres a alopecia*. Ela acontece por causas diversas como estresse, infecções, problemas na tiróide, lupus, transtornos alimentares, problemas no couro cabeludo e até transtornos de ordem psicológica. Além disso, alimentação inadequada, gravidez, uso de medicamentos podem levar a problemas capilares.

Por fim, o mundo das wigs é muito maior do que a não aceitação. Ele envolve também a aceitação. A vontade de mudar e de se sentir bem com diferentes visuais sem precisar tratar os cabelos naturais quimicamente é o que está movendo milhares de mulheres a usar a wig como um acessório. A questão é: porque nao? Se voce pode se amar mais e de diferentes formas, o faça!

2. Existem tipos de materiais diferentes para fabricar a lace

Tanto a cap (parte que encaixamos na cabeça) como os fios podem ser feitos de diferentes materiais. Vamos falar sobre as possibilidades de materiais que são utilizados na fabricação dos fios

- Cabelo sintético:
é o tipo mais comum porque é mais barato. Apesar do preço, cada dia mais as fibras sintéticas ficam mais naturais. O Kanekalon comum, muito utilizado nas box braids, já foi utilizado nas wigs, mas hoje já são obra de museu. Já existem fibras sintéticas como a fibra futura que são muito naturais, não brilham, permitem o uso de chapinha, secador de cabelo, podem ser remoldadas quando envelhecem e tudo mais! 
Este é o tipo de cabelo que eu prefiro. São mais baratos, tem muitas opções de cores e cortes e atende minha necessidade: mudar constantemente!

Minhas wigs são todas de fibra sintética

 - Cabelo orgânico:

É muito similar ao cabelo humano, tanto no toque quanto na forma de cuidar. A lavagem é com shampoo  em movimentos no sentido do fio para nao embaraçar com água fria ou morna e creme para hidratação. Especialistas afirmam que ele embaraça menos e é muito natural.

- Cabelo 100% humano ou Human Blend hair

 Apesar do nome, acredite: não é o cabelo humano. Na verdade, ele é uma mistura de cabelo humano com sintético que dá muita naturalidade à wig. Eu já cai em uma cilada e comprei 100% humano achando que era cabelo natural. O bom é que a wig era linda e arrasei ainda assim

- Cabelo humano

Como o nome diz: é um cabelo natural, não feito em laboratório. É o cabelo humano, que ao receber chapinha, baby liss se adapta a estas modificações. É o tipo de cabelo mais utilizado pelas artistas por ter mais naturalidade.
São wigs que tem uma duração maior, mas também requerem mais cuidados e são mais caras. 

3. Existem modelos diferentes

o muitos modelos. Na minha pesquisa encontrei muito mais coisas do que está abaixo, mas vou citar as que me pareceram mais comuns:

Lace Front Wig : é um modelo que tem  uma tela frontal de orelha até a outra. Esta tela assemelha ao couro cabeludo e a ideia é  cobrir a cabeça por inteiro. A maioria das usuárias acham que ela é mais natural.

Modelos de Lace Front

Full Lace Wig – Whole Lace: sua touca é totalmente composta pela tela (imitação de couro cabeludo), o que pode garantir mais naturalidade, já que, a cliente poderá repartir o cabelo em qualquer direção que em toda a extremidade da peruca parecerá couro cabeludo. Muitas são feitas sob medida. 

- L- Part Wig: peruca com uma repartição que forma um “L” no topo da cabeça. Essa repartição pode ser dos dois lados ou apenas em um. 

- Invisible Part: Há uma tela na divisão da lace que pode ou nao vir aberta. O objetivo é que você possa optar de cortar a tela na repartição para mesclar com seu cabelo natural, que está embaixo da wig. Há algumas em que a divisão vem com formato de "U" o que permite que voce possa mesclar com uma maior quantidade de cabelo seu. No meu caso, eu uso com Invisible part, mas não mesclo com meu cabelo porque ele é bem curtinho.
Invisible Part. É possível mesclar com seu próprio cabelo

- Half Wig: Ela é semelhante à lace front, mas não tem a telinha na frente. A ideia é que você use um pouco de seu cabelo na frente para mesclar. Mas, é possivel usar sem mesclar por que voce pode fazer uma franja, ou algum baby hair que o disfarce é muito bom. Gosto muito deste modelo porque acho mais maleável e o preco em conta

Modelo de half wig

- Ponytail: este é um modelo que você incrementa como um rabo de cavalo. Muitas half wigs e full laces são ponytail e half ao mesmo tempo.

4. A aplicação de uma lace wig é muito prática.

Uma das grandes vantagens das wigs é que elas são facilmente aplicadas. Ao contrário do mega hair, você pode aplicar uma lace wig sozinha e em poucos minutos.

É possível aplicar uma wig com ajuda de adesivo ou cola específica para laces. Esses adesivos são usados normalmente nas full laces e front laces. Mas, a verdade é que eles não são necessários sempre. A maioria das wigs vem com pequenos pentes internos que servem para fixar a wig em seu cabelo, em faixas ou touca que ficam entre a lace e seu cabelo.




Além disso, a maioria das wigs tem um elástico de ajuste interno para o tamanho da cabeça. Depois de vestir a wig você pode fazer ajustes pessoais como cortar algumas pontas, fazer baby hair (cabelos pequenos na frente da cabeça) e outros ajustes que você vai descobrindo com o tempo e a necessidade para dar naturalidade à wig. Há muitos vídeos o youtube que ajudam.

5. É possível levar uma vida normal

Tomar banho, ir para a piscina, namorar é tudo possível e normal! Usar wig não significa que você deve levar uma vida restrita!

A cena clássica da Naomi Campbell com sua wig caindo é de dar medo. Mas, isso acontece quando não temos muito cuidado ao aplicá-la. Não é um acontecimento normal. Mas, se acontecer, ninguém deixa de divar por causa disso! Que o diga a Naomi!


Naomi: sua wig caindo. Rainha nunca perde a majestade

É necessário cuidado especial para lavar, não é indicado dormir com elas mas são todos cuidados que não restringem sua vida.


É importante saber também que as wigs podem danificar seu cabelo se forem usadas de forma inadequada. Como tudo que é mal administrado, usar uma lace forma inadequada pode sim danificar seu cabelo.
Por exemplo: uma cola mal retirada pode danificar seu cabelo. Assim como o uso dos pentinhos que .vem internamente nas laces podem arrancar os cabelos da frente da cabeça que são muito delicados.


Ou seja, cuide do seu cabelo natural, retire a eig em alguns momentos do dia que você não terá problema.

Por fim, é necessário assumir que é possível sim a utilização estética de acessórios que não façam mal a nossa saúde, nem física, nem psicológica. Não devemos perseguir um padrão estético a qualquer custo, mas também podemos explorar várias possibilidades de nos sentirmos mais confortáveis conosco. Sem neuras ou preconceitos.

Espero que o texto tenha te ajudado a entender um pouco mais o mundo das wigs.

Se gostou, compartilhe!

Se quiser conhecer um pouco mais de laces e ver modelos disponíveis para pronta entrega visite: www.centraldasdivas.com.br.

Aproveito para fazer um agradecimento especial a Mona Bamburusema. Diva, baiana, viciada em wigs e quem me iniciou neste mundo das wigs. Obrigada, Mona!

*Alopecia termo médico para a perda de cabelo 

21 comentários:

  1. Amei o post, quero comprar minha primeira ♥ Beijos
    www.charme-se.com

    ResponderExcluir
  2. ola...as laces podem ser usadas em quaquer tipo de cabelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Podem sim Thaynã. O que fica por baixo da lace não influencia.
      Beijos

      Excluir
  3. Shop Lori's Wigsite for a great selection of top name brand wigs. Browse our fabulous selection of high quality wigs made with the best cap constructions by the most popular wig brands.

    Lace Front Wigs Human Hair

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa tarde tudo bem? Somos a Well Brasil, loja de perucas, cabelos e acessórios localizados fisicamente no centro da cidade de São Paulo! Enviamos online para todo o Brasil, temos diversos modelos de perucas, front laces e muito mais! Dêem uma olhadinha no nosso site www.wellbrasilcabelos.com.br !
    Nossos atendentes estão online de Segunda à Sexta nos seguintes números de WhatsApp: (11) 94356-3010 / (11) 98281-5224
    Fixo (11) 3101-1113

    ResponderExcluir
  5. O cabelo crescer normalmente com. Uso das wigs?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia...amei as explicações.
    Eu comprei uma fronte lace e acabei fazendo uma franja e me arrependi
    Será que tem como tirar a franja?

    ResponderExcluir
  7. Fantástica esta publicação! Estou querendo deixar o megahair e usar uma wig.Tinha medo pq como danço,achava que poderia cair no palco,mas os exemplos que vc citou aqui foram ótimos!Grata por sua dica!Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olha posso borrifa água na minha half wig quando estiver na minha cabeça tipo como faço com os cabelos para sair

    ResponderExcluir
  9. Como fazer os cuidados diários de higiene com as wig , digo lavar e secar ?

    ResponderExcluir
  10. Ameiiii... muito obrigado pela ajuda e atenção,eu estava com medo de danificar meu cabelo.

    ResponderExcluir
  11. Olá minha lace n para na minha cabeça ela fica descendo pra trás oq posso faze para ela fixa melhor...obs tenho cabelo meio grande

    ResponderExcluir
  12. Eu comprei uma wig recentemente mas me disseram que faz cair o cabelo. Isso é verdade?

    ResponderExcluir
  13. Comprei uma to esperando chegar pretendo raspar o meu cabelo deixar ele crescer natural enquanto uso a lace espero q de certo.

    ResponderExcluir
  14. divino,ainda vou ter uma duas tres para começar

    ResponderExcluir
  15. Comprei uma hoje, louca que chegue !!!

    ResponderExcluir
  16. Olá Central das Divas!! Adorei o conteúdo.
    Seja uma empreendedora de sucesso, adquira o e-book importando lace como pessoa fisica. Acesse o link https://bityli.com/importandolaces

    ResponderExcluir