Os figurinos do vídeo "Spirit": mais uma composição de arte incrível de Beyoncé

Depois de uma espera que parecia não acabar nunca, finalmente vai estrear o Remake de Rei Leão! O filme da Disney foi lançado em sua primeira versão em 1994, inspirado em partes da obra Hamlet, de William Shakespeare. A nova versão será lançada em 18/07/2019 e está sendo vendida como uma live action sem humanos, mas conta com as vozes de estrelas como Donald Glover, Beyoncé, Seth Rogen e Billy Eichner.

Na expectativa para o filme, no dia 16/07/2019, foi lançado  o videoclipe de “Spirit”, música que integra o álbum “Lion King: The Gift”, de Beyoncé. O clipe traz paisagens incríveis do continente africano, além de uma coreografia de arrepiar. 

Para deixar os fãs mais felizes ainda vimos a linda Blue Ivy, filha de Beyoncé, em uma participação especial no vídeo. A aparição da filha neste vídeo, sentada aos seus pés na maior parte do tempo, reforça a ideia de ancestralidade, algo muito forte para o povo africano, especialmente aqueles que seguem as religiões de matriz africana e que Bey têm reverenciado em seus últimos trabalhos. A presença de Ivy também apresenta algo que Beyoncé tem feito com frequência: uma referência ao feminino e à fertilidade.


Mas, além disso tudo, algo chama a atenção: o figurino de Beyoncé! Quando a gente acha que ela não pode arrasar mais, ela brilha com figurinos vibrantes e que nos envolvem ainda mais com a fotografia do vídeo e ajuda a compor as mensagens sempre fortes que ela tem passado em seus vídeos. O figurino ajuda a compor algo que Beyoncé tem buscado reforçar em seus vídeos: o protagonismo e a beleza dos corpos negros. As cores claras e fortes ajudam a destacar a beleza dos corpos e o contraste com a cor da pele negra, que fica ainda em maior destaque. 


Sobre as cores usadas nos figurinos do vídeo, podemos ver que elas estão em sintonia com as paisagens naturais, destacando ainda mais as imagens. É como um reforço da ideia de corpo humano e natureza interligados, fundamento em muitas crenças e hábitos do povo negro, em especial o que ainda vive no continente africano. Além disso, o vermelho, utilizado em alguns momentos do vídeo, remete à uma cena em especial do filme. (sem spoilers, ok!)

Os modelos usados por Beyoncé e sua equipe têm muitas franjas que acabam compondo a coreografia, se movimentando por conta própria e deixando o balé ainda mais leve. Outra coisa a ser notada no figurino é que não há um padrão feminino ou masculino. As roupas e cores são utilizadas por homens e mulheres. Ela brinca com trajes masculinos e femininos nos figurinos, ostentando um vestido rosa brilhante da Barbie e mostrando dançarinos sem camisa em ternos cor-de-rosa. (A Ministra Damares não deve ter gostado nenhum pouco... heheheh)

Entre as grifes que compuseram o figurino da rainha, temos uma marca brasileira: Maison Alexandrine, responsável pelo look abaixo. 


Além de Alexandrine, o vídeo clipe conta com composições de Déviant la Vie, Hyun Mie Nielsen, Laurel Dewitt, Norma Kamali, Tongoro, Valentino e Zerina Akers. Veja mais imagens abaixo e assista novamente o vídeo captando o máximo de mensagens possível. Vale a pena!












0 comentários:

Postar um comentário