10 PERFIS NO INSTAGRAM QUE VOCÊ DEVE SEGUIR SE AMA BLACK ART

Um dos objetivos do nosso blog sempre foi reforçar uma proposta de estética não eurocêntrica. Entendemos que a estética é perpassada por relações sociais, por interesses políticos que são construídos historicamente. O padrão do que é belo e aceito é construído, muda com o tempo, e tem relação com os mais diversos interesses, especialmente os econômicos. Por isso, valorizar elementos estéticos não hegemônicos não é algo fácil.

Quando falamos de estética não falamos apenas de padrões físicos humanos, mas também de padrões de arte, música, poesia. O mais comum é vermos uma super valorização da arte europeia e uma subvalorização da arte com influência africana e indígena.

Inspirada pela intenção de valorizar a arte negra é que resolvi publicar esse post e reunir um pouco de artistas negros e negras que deixam meu Instagram mais bonito e fortalecem minha identidade racial.

São artistas brasileiros ou estrangeiros, mas todos têm em comum a inspiração um mundo em que a cultura negra é beleza, arte e poder.

1. Dope_black_art


Perfil não brasileiro que que publica obras de diversos artistas diferentes que produzem arte ligada à cultura negra.




2. Sd_creative

Perfil não brasileiro. Publica obras autorais. Muita coisa exclusiva e linda.




3. Cesar_Does_It

Neste perfil você encontra uma arte com traços fortes. São desenhos autorais com muitas homenagens a artistas como o Tupac Shakur na obra abaixo que de tão perfeita parece uma fotografia. Perfil não brasileiro. 




4. Ilustration_315

Aqui você encontra obras autorais com traços muito peculiares que lembram aquarela. A maioria das postagens é um retrato do cotidiano de uma mulher preta e tem muitas animações.
Perfil não brasileiro.




5. Black Artist Space

Aqui você encontra uma coletânea de artistas do mundo todo em um espaço que se auto denomina "santuário do artista visual negro". Perfil não brasileiro.




6. Tori Hunter
Você encontra ilustrações autorais com um traço muito característico. Retrata personagens da ficção famosos como se fossem negros. Perfil não brasileiro




7. Illi.Ilustra

Artista brasileira que explora a arte a partir da perspectiva das mulheres negras. Ela é comunicadora baiana porreta e sua arte está a venda.




8. Black Girls Who Paint

Aqui você encontra uma reunião de obras de mulheres negras. A ideia é promover e celebrar a comunidade de mulheres negras que amam pintar.





Mais um perfil dedicado à divulgação de obras de artistas negros e negras do mundo todo. Aqui você encontra, além de pinturas, também  poesia, música, fotografia todos ligados ao povo preto no mundo.






10. Young Black Artist

Coletânea de artistas negros e negras pelo mundo. O ponto forte é a pintura, mas muitas outras artes também são divulgadas neste perfil.






*********************************************************************************


Selecionar apenas 10 perfis foi um sufoco! É muita coisa incrível e inspiradora.
Tem algum perfil que você ama e que acha que deveria estar aqui?






0 comentários:

Postar um comentário