Mês da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha - Celebrando uma preta por dia!

No dia 25 de julho, as mulheres negras celebram o Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha. A data foi criada em 25 de julho de 1992, durante o primeiro Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, República Dominicana, como marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. A data ganha ainda mais importância quando lembramos que ela foi criada a partir da auto determinação das mulheres pretas e não com motivos comerciais como a maioria das datas comemorativas. Ele é um dia de luta e celebração de nossa negritude.


No Brasil, esta data foi sancionada em 2014, por Dilma Roussef. É uma data nacional e foi instituído como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Aqui na Central das Divas, nós já falamos desta data em 2016, neste link. Este ano, resolvemos homenagear as mulheres negras durante todo o mês de julho. Vamos falar de uma mulher preta por dia! 



Celebrar, conhecer, homenagear 31 mulheres no mês de julho! Sabemos que ainda é pouco, mas será um prazer rever a vida de algumas das nossas inspirações! Billie Holliday, Carolina Maria de Jesus, Elza Soares, Ella Fitzgerald, Chimamanda Ngozi Adichie, Sueli Carneiro, Taiye Selasi, Luiza Bairros... São tantas pretas maravilhosas que iremos homenagear! Não perca!!


Se você tiver alguma sugestão, pode comentar aqui e nos dizer: QUEM VOCÊ QUER HOMENAGEAR?

0 comentários:

Postar um comentário