Afeni Shakur: quem era a "Dear Mama" de Tupac (15/31)


No dia 15 dos 31 dias do #julhodaspretas, falamos de Afeni Shakur, empresária e ativista política norte-americana. Afeni nasceu como Alice Faye Williams, em Lumberton na Carolina do Norte. Afeni foi mãe de Tupac Shakur que compôs um dos seus maiores sucessos, "Dear mama", de 1995, em homenagem a sua mãe.

Afeni foi detida em 1969, enquanto estava grávida de seu filho Tupac, por reter informações do grupo "Pantera 21". Ela foi libertada no mesmo julgamento de outros membros dos Panteras Negras. Após Tupac nascer, ela casou-se com Mutulu Shakur, e tiveram uma filha. 


Sua força foi citada muitas vezes por Tupac* como um dos grandes incentivos que o rapper tinha para cantar. Em uma canção do álbum Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z., ele afirma: "Minha mãe costumava me dizer: se você não consegue encontrar algo para o que valha a pena viver, é melhor que ache algo para o que valha a pena morrer.".

Após a morte de Tupac, Afeni fundou a Tupac Amaru Shakur Foundation, para preservar seu legado. Com a fundação, abriu o Centro de Artes Tupac Amaru Shakur (TASCA), em Stone Mountain, Georgia, em junho de 2005. 

Afeni também é creditada pelo número altíssimo de vendas do seu filho, que lhe rendeu até recorde no Guinness Book.


Afeni veio à falecer em 02 de maio de 2016. Sofria de problemas no coração desde o falecimento do filho Tupac em 13 de setembro de 1996. Morreu de um infarto. Ela tinha 69 anos. 






VIVA AFENI SHAKUR!
VIVA AS MULHERES NEGRAS!


No mês de julho vamos celebrar, conhecer, homenagear 31 mulheres no mês de julho! Sabemos que ainda é pouco, mas será um prazer rever a vida de algumas das nossas inspirações! Billie Holliday, Carolina Maria de Jesus, Elza Soares, Ella Fitzgerald, Chimamanda Ngozi Adichie, Sueli Carneiro, TaiyeSelasi, Luiza Bairros... São tantas pretas maravilhosas que iremos homenagear! Não perca!!
*Tupac foi morto com um tiro em 7 de setembro de 1996, em Las Vegas, quando tinha apenas 25 anos. Após seis dias internado no hospital, não resistiu e morreu. O assassino nunca foi descoberto.

0 comentários:

Postar um comentário