Um ano sem Luiza Bairros: o legado de uma guerreira (12/31)

Aproveitamos a homenagem às mulheres negras no mês de julho, para também lembrar que perdemos a militante e intelectual negra brasileira Luiza Bairros há 1 ano atrás. Ela deixa saudades, mas também deixa um legado forte e importante. 

Luiza Helena de Bairros, conhecida como Luiza Bairros (1953-2016), mulher negra, nascida em Porto Alegre, foi uma importante intelectual e ativista do movimento negro no Brasil. 

Luiza Bairros se formou em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fazendo seu mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com a dissertação O Negro na Força de Trabalho na Bahia, entre os anos 1950 -1980. Em seu estudo, ela destacou a discriminação racial no mercado de trabalho, indicando que quanto maior a ascensão dos negros mais acirrado é o racismo. Seu estudo de doutorado, em sociologia, foi realizado na Universidade de Michigan (USA).



Em seus estudos, Luiza Bairros realizou importantes pesquisas sobre a história do movimento negro brasileiro e de seus personagens, buscando sistematizar o legado da feminista negra Lélia Gonzalez.

Segundo Fernanda Pompeu, o que levou a gaúcha Luíza Bairros a trocar Porto Alegre por Salvador foi a concentração de afro-descendentes, sendo radicada em Salvador desde 1979. Em terras soteropolitanas, Luiza foi uma liderança do Movimento Negro Unificado (MNU); trabalhou em programas das Nações Unidas contra o racismo, em 2001 e em 2005 e foi titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Social da Bahia, de 2008 a 2010.  Entre os anos de 2011 e 2014, Luiza Bairros foi e ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas da Igualdade Racial. Durante sua gestão, foi aprovado o estatuto da igualdade racial.

No vídeo abaixo, Luiza Bairros fala brilhantemente sobre a importância da sociedade se dedicar ao debate da igualdade racial.


Pude conhecer e ver a força de Luiza Bairros pessoalmente. Foi um momento de fortalecimento da importância de ouvir nossas mais velhas e aprender com elas.



VIVA LUIZA BAIRROS!
VIVA AS MULHERES AFRO LATINO AMERICANAS!

No mês de julho vamos celebrar, conhecer, homenagear 31 mulheres no mês de julho! Sabemos que ainda é pouco, mas será um prazer rever a vida de algumas das nossas inspirações! Billie Holliday, Carolina Maria de Jesus, Elza Soares, Ella Fitzgerald, Chimamanda Ngozi Adichie, Sueli Carneiro, Taiye Selasi, Luiza Bairros... São tantas pretas maravilhosas que iremos homenagear! Não perca!!


Leia o texto de Luiza Bairros, NOSSOS FEMINISMOS REVISITADOS





0 comentários:

Postar um comentário