Conheça Zadie Smith: uma das mais talentosas escritoras da atualidade (06/31)


No sexto dia do #julhodaspretas da Central das Divas, vamos falar de uma preta que é considerada uma das mais talentosas escritoras de sua geração: Zadie Smith 

Descendente de ingleses e jamaicanos, com 24 anos lançou seu primeiro livro, Dentes brancos, enorme sucesso de público e crítica, que vendeu mais de 1,5 milhão de exemplares nos países de língua inglesa. Zadie sempre teve proximidade com a arte: quando criança gostava de sapateado; depois queria seguir carreira como atriz em musicais. Enquanto cursava a universidade, chegou a ser cantora de jazz.

Seu talento foi reconhecido desde muito jovem: em 2002, era bolsista da Royal Society of Literature. Até 2012, publicou quatro romances, todos recebidos com entusiasmo pela crítica. Em 2003, ela foi incluída na lista da Granta dos 20 melhores autores jovens e em 2013 foi novamente incluída. Ela ingressou no Programa de Escrita Criativa da New York University (NYU's Creative Writing Program) como professora titular em 1 de setembro de 2010. Smith recebeu o Orange Prize for Fiction e o Anisfield-Wolf Book Award em 2006 e seu romance Dentes Brancos foi incluído na lista da revista Time dos 100 melhores romances de língua inglesa escritos entre 1923 e 2005.


Dentes brancos foi traduzido para mais de 20 idiomas e ganhou numerosos prêmios, entre eles o Guardian First Book Award, o Whitbread First Novel Award e o Commonwealth Writers Prize. O caçador de autógrafos, publicado em 2002, é seu segundo livro e já lhe rendeu uma indicação para o Orange Prize de ficção e um lugar entre os vinte melhores jovens romancistas britânicos indicados pela prestigiosa revista Granta. Seu terceiro romance, Sobre a beleza, foi indicado em 2005 ao Man Booker Prize, um dos maiores prêmios literários do mundo, e venceu o Orange Prize de ficção de 2006.

O livro Dentes Brancos trata de temas como a história, a busca da identidade, a ética da ciência e o multiculturalismo. Para os críticos, o uso de uma grande quantidade de protagonistas de de muito humor no livro, demonstra talento de Smith em envolver o leitor. 

A literatura de Smith mostra como é fantástico poder ter contato com uma literatura que traga questões para além do que é hegemônico e ocidental. Definitivamente, precisamos ler mais mulheres negras.

Viva Zadie Smith!
Viva as Mulheres Negras!


No mês de julho vamos celebrar, conhecer, homenagear 31 mulheres no mês de julho! Sabemos que ainda é pouco, mas será um prazer rever a vida de algumas das nossas inspirações! Billie Holliday, Carolina Maria de Jesus, Elza Soares, Ella Fitzgerald, Chimamanda Ngozi Adichie, Sueli Carneiro, Taiye Selasi, Luiza Bairros... São tantas pretas maravilhosas que iremos homenagear! Não perca!!

0 comentários:

Postar um comentário