Gloria Richardson Dandridge: resistência em Cambridge! (10/31)

Você provavelmente já deve ter visto esta foto. O que você sabe sobre a preta que protagoniza esta imagem? A homenageada número 10 do #julhodaspretas é Gloria Richardson Dandridge. Ela é é um ícone do movimento dos direitos civis, conhecida por liderar o Movimento de Cambridge de 1960 em Cambridge, Maryland.


Inicialmente, Dandridge era  relutante em participar de ações organizadas pelo Comitê de Coordenação Não-Violenta de Estudantes. Ela discordava dos regulamentos de não violência, entretanto, acabou tornando-se porta-voz do movimento e ajudou a criar o Comitê de Ação Não Violenta de Cambridge, o primeiro afiliado liderado por adultos da Comitê de Coordenação Não-Violenta de Estudantes para combater a segregação na cidade.

O Movimento de Cambridge começou com residentes negros fazendo pequenas movimentações, mas logo se toernou uma luta completa pelos direitos econômicos na cidade empobrecida. Esses protestos cresceram em uma revolta em junho de 1963, com o governador J. Millard Tawes impondo a lei marcial e enviando a Guarda Nacional. Foi durante essa revolta que a famosa foto de Dandridge que empurrou uma baioneta para fora do rosto dela foi disparada. Naquele outono, escolas, ônibus e hospitais foram todos desagregados.

A disposição do Movimento de Cambridge em abraçar a autodefesa armada e seu foco na economia sinalizou o início da fase do poder negro do movimento dos direitos civis. 

E hoje, no dia 10 de julho, Dandrigde completou 94 anos de idade.

Viva Gloria Richardson Dandridge!
Viva as mulheres negras!






No mês de julho vamos celebrar, conhecer, homenagear 31 mulheres no mês de julho! Sabemos que ainda é pouco, mas será um prazer rever a vida de algumas das nossas inspirações! Billie Holliday, Carolina Maria de Jesus, Elza Soares, Ella Fitzgerald, Chimamanda Ngozi Adichie, Sueli Carneiro, Taiye Selasi, Luiza Bairros... São tantas pretas maravilhosas que iremos homenagear! Não perca!!

0 comentários:

Postar um comentário