Ruth de Souza: 70 anos de carreira e talento (07/31)

No sétimo dia do #julhodaspretas na Central das Divas vamos falar de uma preta que tem mais de 70 anos de carreira: Ruth de Souza. Se hoje já vemos o quanto de racismo existe na televisão, imagina para ela que começou na TV na década de 1940.

Ruth de Souza nasceu Ruth Pinto de Souza e em 2017 completou 96 anos! Ela começou sua carreira no no Teatro Experimental do Negro, grupo liderado por Abdias do Nascimento e pode-se afirmar que ela abriu caminho para o artista negro no Brasil, sendo a primeira atriz negra a atuar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro com a peça O Imperador Jones, de Eugênio O'Neill. Em 1959, vela protagonizou Oração para uma Negra, de William Faulkner, com Nydia Lícia e Sérgio Cardoso, no Teatro Bela Vista, em São Paulo.

A atriz tem recebe uma bolsa de estudo da Fundação Rockefeller e passa um ano nos Estados Unidos, estudando na Universidade de Harvard e na Academia Nacional do Teatro. Em sua carreira foram mais de 30 filmes e 30 novelas, além de diversas peças de teatro. Mesmo com uma carreira tão longa, Ruth ganhou apenas um prêmio no Brasil em toda sua carreira - em 2004, por sua atuação em filhas do vento - e viveu poucos papeis de destaque na televisão brasileira. Entretanto, seu papel em Sinhá Moça, em 1954 lhe rendeu o prêmio de melhor atriz num festival internacional de cinema: Sinhá Moça, no festival de Veneza em 1954.

Ruth de Souza em Sinha Moça, 1954

Apesar da idade, Ruth está lúcida e com saúde. Em entrevistas recentes revela que sempre foi vítima de preconceito racial e que sabe o quanto isso influenciou em sua carreira.
Vida longa a Ruth de Souza.

Viva Ruth de Souza
Viva as Mulheres Negras






No mês de julho vamos celebrar, conhecer, homenagear 31 mulheres no mês de julho! Sabemos que ainda é pouco, mas será um prazer rever a vida de algumas das nossas inspirações! Billie Holliday, Carolina Maria de Jesus, Elza Soares, Ella Fitzgerald, Chimamanda Ngozi Adichie, Sueli Carneiro, Taiye Selasi, Luiza Bairros... São tantas pretas maravilhosas que iremos homenagear! Não perca!!

0 comentários:

Postar um comentário