Jovelina Pérola Negra: não podemos contar a história do samba sem esta mulher (14/31)

No dia 14 do #julhodaspretas vou falar de uma das pretas mais fantásticas que esse Brasil já viu: Jovelina Pérola Negra. Nascida no Rio de Janeiro em 1944, seu nome de batismo foi Jovelina Farias Delford. Com uma voz rouca, forte e marcante, Jovelina foi uma cantora e compositora que marcou o samba no Brasil. 


Antes de sua tardia estreia, em 1985, com 40 anos, Jovelina trabalhou entre outras coisas como empregada doméstica  e vendedora ambulante de linguiça. Em pouco tempo, foi considerada como herdeira natural de Clementina de Jesus na dinastia das grandes vozes femininas do samba.
Jovelina foi uma das peças mais importantes na condução do samba de fundo de quintal e do pagode para a linha de frente da MPB.

Morram de amor com um dos poucos registros de Jovelina em vídeo. Mulher, preta e pobre. Não podemos contar a história do samba sem esta mulher! 


Ao todo, Jovelina gravou cinco discos individuais tendo conquistando um Disco de Platina. Depois de sua morte, com 54 anos, em 1998, muitas coletâneas com suas músicas foram gravadas. Artistas como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Leci Brandão fizeram gravações de músicas de Jovelina. São sucessos da artista: "Feirinha da Pavuna", "Bagaço da Laranja", "Luz do Repente", "No Mesmo Manto" e "Garota Zona Sul", entre outros. 


Jovelina faleceu no dia 2 de novembro de 1998, aos 54 anos, de infarto no bairro do Pechincha.


VIVA JOVELINA PÉROLA NEGRA!
VIVA AS MULHERES NEGRAS!

No mês de julho vamos celebrar, conhecer, homenagear 31 mulheres no mês de julho! Sabemos que ainda é pouco, mas será um prazer rever a vida de algumas das nossas inspirações! Billie Holliday, Carolina Maria de Jesus, Elza Soares, Ella Fitzgerald, Chimamanda Ngozi Adichie, Sueli Carneiro, TaiyeSelasi, Luiza Bairros... São tantas pretas maravilhosas que iremos homenagear! Não perca!!

0 comentários:

Postar um comentário