Lélia Gonzalez: intelectual e militante a serviço da transformação social (18/31)


No dia 18 dos 31 do #julhodaspretas da Central das Divas vamos falar de Lélia Gonzalez. Nascida em Belo Horizonte, em 1935,  era filha de um ferroviário negro e de uma empregada doméstica indígena era a penúltima de 18 irmãos. 

Lélia mudou-se para o Rio de Janeiro em 1942. Lá ela trabalhou inicialmente como babá, mas pode estudar e graduar-se em História e Filosofia, seguindo carreira de professora da rede pública de ensino. Fez o mestrado em comunicação social e o doutorado em antropologia política. Suas pesquisas são dedicadas às pesquisas sobre relações de gênero e etnia. Foi professora de Cultura Brasileira na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde chefiou o departamento de Sociologia e Política.


No final da década de 1960, quandi atuava como professora de Ensino Médio no Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (UEG, atual UERJ), as aulas de Lélia se tornaram espaço de resistência e crítica político-social. Como importante militante de movimentos sociais, Lélia ajudou a fundar instituições como o Movimento Negro Unificado (MNU), o Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN), o Coletivo de Mulheres Negras N'Zinga e o Olodum. Sua militância em defesa da mulher negra levou-a ao Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), no qual atuou de 1985 a 1989. Foi candidata a deputada federal pelo PT, elegendo-se primeira suplente. Nas eleições seguintes, em 1986, candidatou-se a deputada estadual pelo PDT, novamente elegendo-se suplente.

Toda sua obra e atuação foram permeados por sua atuação política em diversos setores em especial na luta de negros, principalmente das mulheres negras e deixa um importante legado. Certamente, Lélia é uma das maiores referência para as mulheres ainda hoje.


VIVA LÉLIA GONZALEZ! 
VIVA AS MULHERES NEGRAS!




No mês de julho vamos celebrar, conhecer, homenagear 31 mulheres no mês de julho! Sabemos que ainda é pouco, mas será um prazer rever a vida de algumas das nossas inspirações! Billie Holliday, Carolina Maria de Jesus, Elza Soares, Ella Fitzgerald, Chimamanda Ngozi Adichie, Sueli Carneiro, TaiyeSelasi, Luiza Bairros... São tantas pretas maravilhosas que iremos homenagear! Não perca!!

0 comentários:

Postar um comentário