Rosa Parks: "eu estava cansada de ceder" (30/31)



No penúltimo dia do #julhodaspretas - sim, já estou ficando triste e arrasada - vamos falar de uma preta que se tornou símbolo da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos da América: Rosa Parks. Ela fica famosa, quando, em 1º de dezembro de 1955, recusa-se a ceder o seu lugar no ônibus a um homem branco. Ela se torna o estopim do movimento que foi denominado boicote aos ônibus de Montgomery e posteriormente viria a marcar o início da luta antissegregacionista. Conhecer sua história é entender o que estava por trás deste ato que foi um marco histórico.

Rosa Parks nasceu Rosa Louise McCauley em Tuskegee, Alabama, em 4 de fevereiro de 1913, filha de uma professora e um carpinteiro. Ela foi uma criança com a saúde frágil, tinha frequentes crises de amigdalite. Quando seus pais se separaram, ela se mudou com a mãe para Pine Level, logo abaixo da capital do estado, Montgomery. Ela cresceu em uma fazenda com seus avós maternos, mãe e irmão mais novo, Sylvester. Todos eles eram membros da Igreja Episcopal Metodista Africana (AME), instituição negra independente fundada por negros livres na Filadélfia, no início do século XIX

Rosa frequentou escolas rurais até a idade de onze, depois foi para o Alabama State Teachers College para negros, mas teve que abandonar os estudos cuidar de sua avó e depois de sua mãe, depois que eles ficaram doentes. 

Em torno da virada do século 20, os antigos estados confederados adotaram novas constituições e leis eleitorais que efetivamente excluíam os eleitores negros e, no Alabama, muitos eleitores brancos pobres também. As empresas de ônibus e trem aplicavam políticas de assentos com seções separadas para negros e brancos. O transporte de ônibus escolar não estava disponível em qualquer forma para escolares negros no Sul, e a educação negra sempre estava subestimada.


Repetidamente intimidada por crianças brancas em seu bairro, Parks muitas vezes teve que lutar fisicamente com elas. Ela disse mais tarde que "até onde eu me lembro, nunca poderia pensar em aceitar abusos físicos sem alguma forma de retaliação". 

Em 1932, Rosa se casou com Raymond Parks, um barbeiro de Montgomery. Ele era membro de uma associação de negros que na época estava coletando dinheiro para apoiar a defesa dos Scottsboro Boys - um grupo de homens negros acusados ​​falsamente de estuprar duas mulheres brancas. Rosa ocupou inúmeros empregos, que vão desde trabalhadora doméstico até assistente de hospital. Por insistência do marido, ela terminou seus estudos de ensino médio em 1933, época em que menos de 7% dos afro-americanos tinham um diploma do ensino médio.

Em dezembro de 1943, Parks tornou-se ativa no Movimento dos Direitos Civis, ingressou no grupo em que o marido já militava. Em 1944, na sua qualidade de secretária do grupo, ela investigou o estupro coletivo de Recy Taylor, uma negra de Abbeville, Alabama. Rosa e outros ativistas dos direitos civis organizaram o "Comitê para a Justiça Equitativa para a Sra. Recy Taylor", lançando o que o Defensor de Chicago chamou de "a campanha mais forte para a igualdade de justiça a ser vista em uma década". Embora nunca tenha sido membro do Partido Comunista, ela participou de encontros com o marido.


Em agosto de 1955, o adolescente negro Emmett Till foi brutalmente assassinado depois de ter paquerado uma mulher branca enquanto visitava parentes no Mississippi. Em 27 de novembro de 1955, quatro dias antes de subir no ônibus, Rosa Parks participou de uma reunião de massa na Igreja Batista Dexter Avenue em Montgomery que abordou este caso, bem como os recentes assassinatos dos ativistas George W. Lee e Lamar Smith. O apresentador principal foi T. R. M. Howard, um líder negro de direitos civis do Mississippi que liderou o Conselho Regional de Liderança Negra. Howard trouxe notícias da recente absolvição dos dois homens que assassinaram Till. Parks estava profundamente triste e irritada com a notícia, particularmente porque o caso de Till ganhara muito mais atenção do que qualquer dos casos em que ela e sua organização haviam trabalhado.

O sistema de segregação de lugares no transporte já vinha sendo alvo de protestos dos negros, mas nada havia mudado. Em Montgomery, as primeiras quatro filas de assentos em cada ônibus eram reservadas para brancos. Pessoas negras deveriam sentar-se na parte traseira dos ônibus, local onde haviam poucos lugares, uma vez que 75% de quem utilizava os ônibus eram pessoas negras. Assim, elas podiam sentar-se nas fileiras do meio até a seção branca preenchida. Se mais pessoas brancas precisassem de assentos, pessoas negras deveriam ir para a parte traseira, ou ficar em pé ou, se não houvesse espaço, sair do ônibus! Ao entrar em um ônibus, se já houvessem pessoas pessoas brancas sentadas na frente, as pessoas negras deveriam entrar pela frente, pagar a tarifa e depois desembarcar e voltar a entrar pela porta de trás.

Um dia em 1943, Parks embarcou num ônibus e pagou a tarifa. Ela então se mudou para o assento, mas o motorista James F. Blake disse-lhe para seguir as regras da cidade e entrar novamente no ônibus da porta dos fundos. Quando Parks saiu do veículo, Blake saiu sem ela. Parks esperou o próximo ônibus, determinada a nunca mais andar com Blake. Ou seja, ela já vinha passando os mais diversos constrangimentos a anos. 

Depois de trabalhar o dia todo, Parks embarcou no ônibus da Cleveland Avenue, às 6h da quinta-feira, 1 de dezembro de 1955, no centro de Montgomery. Ela pagou sua tarifa e sentou-se em um assento vazio na primeira fila de assentos traseiros reservados para pessoas negras. Perto do meio do ônibus, ela estava bem longe dos assentos reservados para passageiros brancos. Inicialmente, ela não percebeu que o motorista de ônibus era o mesmo homem, James F. Blake, que a deixara na chuva em 1943. Enquanto o ônibus viajava ao longo de sua rota regular, todos os assentos brancos no ônibus foram preenchidos. Foi quando o motorista notou que dois ou três passageiros brancos estavam de pé, exigiu que quatro passageiros negros cedessem seus lugares para os passageiros brancos. Três passageiros negros se levantaram e Rosa Parks se recusou a fazê-lo. Em sua biografia ela declara que pensou em Emmett Till quando se recusou a levantar. Blake disse: "Por que você não se levanta?" Parks respondeu: "Eu não acho que eu deveria ter que me levantar". Blake chamou a polícia para prender Parks. Ela foi presa! Parks foi acusada de uma violação do Capítulo 6, Seção 11, Lei de segregação do código da cidade de Montgomery, apesar de tecnicamente, ela não tivesse tomado um assento branco. 

Em sua autobiografia, My Story, ela disse:

"As pessoas sempre dizem que não desisti do meu assento porque estava cansada, mas isso não é verdade. Eu não estava cansada fisicamente, nem mais cansada do que costumava estar no final de um dia útil. Eu não era velha, embora algumas pessoas tenham uma imagem de mim como sendo idosa então. Eu tinha quarenta e dois anos. Não, só tinha um cansaço, eu estava cansado de ceder."

A comunidade decide por um boicote aos ônibus de Montgomery. O Conselho Político das Mulheres foi o primeiro grupo a endossar oficialmente o boicote. No domingo, 4 de dezembro de 1955, os planos para o boicote aos ônibus de Montgomery foram anunciados em igrejas negras na área, e um artigo de primeira página no Montgomery Advertiser ajudou a difundir a palavra. Em uma reunião da igreja naquela noite, os participantes concordaram por unanimidade para continuar o boicote por mudanças no transporte.

No dia seguinte, Parks foi julgada acusada de conduta desordenada e violando uma ordenança local. O julgamento durou 30 minutos. Depois de ser considerado culpada, pagar multa e os custos judiciais, Parks apelou a sua condenação e impugnou formalmente a legalidade da segregação racial. O boicote no dia do julgamento de Parks foi vitorioso, mesmo com chuva, a comunidade negra aderiu fortemente ao movimento. A partir de então, a população negra cria o "Montgomery Improvement Association" (MIA) para continuar a organização do boicote. Seus membros são eleitos e como seu presidente foi eleito o jovem Martin Luther King Jr.

O boicote de ônibus em Montgomery continuou por 381 dias. Dezenas de ônibus públicos ficaram ociosos há meses, prejudicando gravemente as finanças da companhia de trânsito, até que a cidade revogou sua lei que exigia segregação em ônibus públicos após a decisão do Supremo dos EUA em Browder v. Gayle de que era inconstitucional. 

A prisão de Parks foi o catalisador da organização dos negros, primeiro em Montgomery e depois no restante do país. Após ser solta, ela passa a ser ameaçada de morte, perde o emprego e se vê forçada a sair da cidade. Começa a viver em Hamptom, mas continua militando a favor dos direitos civis por muitos anos. Ela ganha diversos prêmios e homenagens por sua atuação a favor dos direitos civis.

Parks residiu em Detroit até morrer de causas naturais aos 92 anos em 24 de outubro de 2005, em seu apartamento no lado leste da cidade. Ela e seu marido nunca tiveram filhos. Seu enterro e funeral tiveram as honrarias de um chefe de estado. No vídeo abaixo, podemos ver o discurso do - ainda senador - Barack Obama prestando homenagens à Rosa Parks em seu funeral.


VIVA ROSA PARKS!
VIVA AS MULHERES NEGRAS!

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