Zeferina: a força vinda de Angola (11/31)

No 11º dia do #julhodaspretas, resgatamos a história de Zeferina. A angolana, sequestrada do continente africano e trazida para o Brasil ainda criança, teve sua história delineada na região de Pirajá, parte de Cajazeiras e Cabula, regiões periféricas e que foram redutos de resistência quilombola na Cidade do Salvador-Ba. Neste local é que foi fundado, por Zeferina, o Quilombo do Urubu.



Registros dizem que ela foi uma importante liderança, responsável pelas estratégias de luta do quilombo. Assim, ela organizava índios e escravizados que fugiam. Mas, Zeferina tinha grandes planos e acreditava que era necessário se unir com os nagôs, invadir a cidade e matar os brancos escravocratas para constituir uma liberdade plena para todo o povo negro.

Planejava a invasão da cidade para o dia 25 de dezembro de 1826, no entanto, um acontecimento fez com que a revolta tivesse o seu início antecipado. Alguns capitães do mato tentaram surpreender, pensando que havia poucas pessoas na mata do Urubu, e se depararam com cinquenta mulheres e homens aquilombados com espingardas, facas, arcos e flechas e fações, que sobre o comando de Zeferina os derrotaram. Assim, três capitães do mato foram mortos e outros três saíram gravemente feridos. Após muita luta, Zeferina foi capturada e assassinada.

Sabe-se que Zeferina protagonizou não apenas esta luta mas também a consolidação do Quilombo do Urubu como espaço de resistência. Uma história que precisa ser contada porque nos enche de coragem e orgulho.


Viva Zeferina!

Viva as mulheres negras!


No mês de julho vamos celebrar, conhecer, homenagear 31 mulheres no mês de julho! Sabemos que ainda é pouco, mas será um prazer rever a vida de algumas das nossas inspirações! Billie Holliday, Carolina Maria de Jesus, Elza Soares, Ella Fitzgerald, Chimamanda Ngozi Adichie, Sueli Carneiro, Taiye Selasi, Luiza Bairros... São tantas pretas maravilhosas que iremos homenagear! Não perca!!

0 comentários:

Postar um comentário